Nesta última sexta-feira (23), alguns empresários da cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, estiveram na residência do vice-governador e deputado eleito, João Leão (PP) em Vilas do Atlântico, para tentar convencê-lo a sair candidato a prefeito em 2024. A cidade atualmente é gerida pela prefeita Moema Gramacho (PT), que está em seu 4º mandato. O grupo de empresários, tem como líder e interlocutor, o empresário e ex-secretário de Planejamento do município, Mauro Cardim, que já confidenciou que não será candidato a nenhum cargo, mas que buscará junto aos maiores empresários da cidade, apostar em João Leão.
Leão foi prefeito de Lauro por apenas um mandato, de 1988 a 1992, mas realizou as maiores obras de infraestrutura da cidade, como a abertura da Estrada do Coco, além da Escola de Cadetes Mirins, que virou referência nacional em educação. Leão foi deputado federal pela primeira vez em 1994, mas elegeu seus sucessores, como o ex-prefeito Otavio Pimentel, Roberto Muniz e Marcelo Abreu, respectivamente. Em 2012, Leão escolheu o então vereador Márcio Paiva que foi eleito, mas não disputou reeleição em 2016, e deste então, Moema é a gestora de Lauro de Freitas.
Segundo Mauro Cardim, os empresários reclamam do trânsito, iluminação, além da limpeza de diversos bairros, principalmente nas regiões mais nobres. Eles também teriam comentado com Leão que a cidade sofre ainda com os alagamentos na avenida Luís Tarquínio Pontes quando chove, dando anualmente prejuízos de centenas de milhares de reais ao setor comercial de Lauro de Freitas.
Em contato com o vice-governador, ele afirmou ao #Acesse Política que acabou de ser eleito deputado federal, que está realizando a transição de gabinete. Disse que fará desse seu sexto mandato no Congresso Nacional, como um dos mais importantes, principalmente para levar o desenvolvimento para o interior da Bahia, citando a construção da ponte Salvador-Itaparica como o maior vetor do estado, por isso estaria muito otimista como sempre foi e que irá apresentar a Lula um projeto detalhado disso. Leão e Lula se conhecem há muitos anos, ele foi o líder na Câmara no primeiro governo Lula. Perguntado sobre ser candidato à prefeitura de Lauro de Freitas, disse que fica lisonjeado e feliz pela indicação do seu nome pelos empresários, mas que neste momento, não pensa nessa hipótese.