A América Latina tem se mostrado uma região muito promissora para Moscou. As empresas russas têm interesse em ingressar no mercado brasileiro e vêm explorando ativamente segmentos populares. No final de 2021, o volume de importações de produtos manufaturados de Moscou para o Brasil ultrapassou 167 milhões de reais.
Quais áreas apresentam crescimento nos negócios entre Brasil e Moscou?
Quase a metade dos suprimentos que vêm de Moscou para o Brasil – 72,4 milhões de reais – são vendas do setor químico: o Brasil compra corantes, fertilizantes e outros produtos químicos de empresas russas. Além disso, o setor automotivo e de peças também representou grande volume financeiro. De acordo com estatísticas de 2021, o Brasil comprou equipamentos de iluminação e sinalização, lataria, chicotes elétricos e outras peças de automóveis, totalizando 36,2 milhões de reais.
Já os bens de consumo fornecidos por empresas russas apresentaram aumento de nove vezes no mercado brasileiro. Entre eles estão as fraldas para bebês, detergentes e produtos de limpeza. No total, as aquisições de bens de consumo somaram 16,7 milhões de reais. No mesmo período, a compra de jogos eletrônicos de empresas moscovitas foi dez vezes maior.
O Brasil também ampliou a importação de alimentos de Moscou em 2021. O setor teve crescimento de quase oito vezes, com o glúten de trigo e o sorvete entre os principais itens fornecidos. O valor total dos contratos brasileiros com companhias de alimentos russas chegou a cerca de 17 milhões de reais.
Programas e equipamentos: empresas de TI de Moscou que colaboram com o Brasil
Podemos citar casos específicos, uma vez que muitas companhias de Moscou já estão operando no mercado brasileiro. Entre elas, empresas de TI e fabricantes de equipamentos. Companhias brasileiras adquiriram dispositivos limitadores de velocidade e componentes para peças de reposição da Zhavoronok XXI VEK, de Moscou. A Examus, desenvolvedora do sistema de proctoring (monitoramento online para controle de provas e exames), assinou contrato de comércio exterior para uso da plataforma com uma empresa do Brasil.
Já o software de merchandising desenvolvido pela 24 TTL é usado para otimizar a interação entre os fabricantes de bens de consumo e lojas online no Brasil. O programa é baseado em análise de IA e entrega automatizada de conteúdo para fichas de produtos aos varejistas. Outro item de alta tecnologia de Moscou com grande demanda no Brasil é o sistema de reconhecimento RecFaces. A empresa desenvolve soluções em software para identificação biométrica.
Vale ressaltar que os fabricantes de equipamentos também atuam no mercado brasileiro, como é o caso da Intron+, fornecedora de medidores de desgaste de cabo de aço para a região.
Fortalecimento da relação comercial entre Brasil e Moscou
Muitas das empresas de Moscou conseguiram entrar no mercado brasileiro e conquistar clientes graças ao apoio do governo moscovita, em especial do Moscow Export Center – estrutura oficial destinada a garantir o desenvolvimento das relações comerciais e econômicas com parceiros estrangeiros. Com o objetivo de apoiar a atividade econômica estrangeira, o centro implementa uma ampla gama de projetos.
Para que as empresas moscovitas prontas para ingressar no mercado brasileiro pudessem estabelecer exportações para a região, o Moscow Export Center organizou uma consulta online com o representante de Comércio Exterior da Federação Russa no país. Os empresários tiveram a oportunidade de se preparar para a exportação e conhecer as especificidades de trabalhar com parceiros brasileiros.
Além disso, para fortalecer a interação com os consumidores da América Latina em 2022, foi lançado um programa de apoio aos empreendedores moscovitas no maior marketplace local, o Mercado Livre. Fornecedores de perfumes e cosméticos e fabricantes de artigos têxteis para brinquedos infantis já se interessaram em vender para o Brasil por meio dessa plataforma.
O Moscow Export Center oferece suporte não apenas aos empresários domésticos, mas também aos parceiros estrangeiros.
“As empresas brasileiras interessadas nos produtos e serviços dos fornecedores de Moscou podem entrar em contato com o Moscow Export Center, que está aberto à interação direta com parceiros estrangeiros e possui um amplo pool de exportadores em 12 setores – da indústria alimentícia e têxtil aos produtos de alta tecnologia. O centro seleciona gratuitamente as ofertas mais adequadas do mercado e fornece informações completas e atualizadas sobre as empresas da capital da Rússia”, diz Vitaly Stepanov, dirigente do Moscow Export Center.
A equipe do Moscow Export Center está pronta para preparar, mediante solicitação, um estudo analítico sobre o volume de negócios dos exportadores de Moscou em vários setores, em diferentes países e zonas econômicas.
A cooperação entre Moscou e Brasil continuará no próximo ano: o Moscow Export Center já está trabalhando em projetos e produtos para uma parceria comercial mutuamente benéfica.
Para mais informações, consulte o Catálogo de Exportação em MADE IN MOSCOW
[https://moscow-export.com/en/].