quarta-feira 5 de fevereiro de 2025
Foto: Anderson Ramos / Bahia Notícias
Home / DESTAQUE / Certezas e especulações sobre novos secretários de Jerônimo Rodrigues
quarta-feira 21 de dezembro de 2022 às 14:25h

Certezas e especulações sobre novos secretários de Jerônimo Rodrigues

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) irá apresentar nesta quinta-feira (22), às 9h, na Desenbahia, os nomes dos secretários que irão fechar o seu governo.

Ele já apresentou 11 dos 25 secretários.

Agricultura: Wallison Torres (TUM) (atual deputado estadual pelo AVANTE);
Assistência e Desenvolvimento Social: Fabya Reis (atual secretária de Promoção da Igualdade Racial);
Casa Civil: Afonso Florence (reeleito deputado federal pelo PT);
Chefe de Gabinete: Adolpho Loyola;
Educação: Adélia Pinheiro (atual secretaria da Saúde);
Fazenda: Manoel Vitório (segue no cargo);
Infraestrutura: Sérgio Brito (eleito deputado federal pelo PSD);
Justiça e Direitos Humanos: Felipe Freitas;
Relações Institucionais: Luiz Caetano (segue no cargo);
Saúde: Roberta Santana;
Turismo: Maurício Bacellar (segue no cargo).

Raul Aguilar, do portal OFF News, apurou que o PCdoB deve manter o comando da SETRE e trocar o comando da secretaria de Políticas para Mulheres pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). Há um consenso no partido que o nome para Sepromi será o da militante Ângela Guimarães.

Na SETRE há ainda amarrações em curso. Além do atual ocupante do cargo, o presidente do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães, que espera sinalizações de Brasília para descidir, há ao menos três nomes especulados para vaga: o deputado estadual Fabrício Falcão, o vereador Augusto Vasconcelos e o diretor da Sudesb, Vicente Neto.

Os parlamentares do PCdoB cotados para pasta também atendem a demanda do partido e da federação. A ida de Falcão para SETRE irá abrir uma vaga na federação para um deputado estadual do PT, a de Augusto Vasconcelos resgata de volta ao mandato Aladilce Souza.

O PCdoB aceitaria perder a SETRE desde que houvesse uma compensação à altura, a ser feita através de uma secretaria como a de Desenvolvimento Urbano, que tem no seu bojo a Conder.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico ficará com o PSB, que deve indicar o deputado estadual Angelo Almeida, em uma estratégia para fazer a parlamentar Fabíola Mansur, primeira suplente, retornar à ALBA.

Há especulações de que a secretaria de Desenvolvimento Urbano possa ir parar na mão de Geraldo Júnior (MDB), vice-governador da Bahia, que almeja o órgão amarrado com a Conder. Entretanto, também é ventilada a possibilidade de Geraldo ficar sem secretaria. A Sedur hoje é controlada pelo PSD, que espera manter o posto, o que constituí um entreve para entrega ao vice-governador.

Outro nome certo é o do secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, que será o deputado estadual Osni (PT). A ida de Osni faz a deputada Neusa Cadore se manter no mandato em 2023. Ela é a primeira suplente da federação PT-PCdoB-PSB.

A pasta do Meio Ambiente está sendo disputada conforme Raul Aguilar, pelo PT desde que o PV conseguiu manter o comando da secretaria de Turismo. A bancada do PT planeja emplacar o deputado estadual Marcelino Galo como secretário do Meio Ambiente. A pasta é também desejada pelo presidente do Patriotas, Alexandre Marques, atual secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos de Lauro de Freitas. A chance de Marques assumir é pequena, segundo apurou o OFF News. Outra pasta que seguirá com o PT é a Cultura.

André Curvello é outro nome certo para seguir no comando da Secretaria de Comunicação da Bahia.

Veja também

Trump retira EUA de órgãos de direitos humanos da ONU

Na ocasião da visita do premiê de Israel, presidente dos EUA decreta saída americana do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!