Começou na última segunda-feira (28), e prossegue até esta quarta (30), uma ação conjunta para fiscalizar diversos estabelecimentos de fast-food, em Lauro de Freitas. O trabalho está sendo realizado pela unidade de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), em parceria com a Vigilância Sanitária do município. Em inspeções nesse tipo de estabelecimento, são observadas as boas práticas, o acondicionamento, a temperatura e como é a manipulação dos alimentos.
A fiscalização consiste, portanto, em verificar o prazo de validade; a publicidade; as promoções; o preço; o alvará e o cumprimento de obrigações legais, a exemplo da disponibilização de exemplares do Código de Defesa do Consumidor-CDC em local visível e de fácil acesso; e a emissão de cupom fiscal, dentre outros itens.
O coordenador geral do PROCON, Gleydson Faleiro, ressalta que a parceria com a Vigilância Sanitária de Lauro de Freitas é importante por intensificar e fortalecer as ações que têm como objetivo comum proteger a saúde dos consumidores laurofreitenses. “A fiscalização está sendo realizada para identificar se o estabelecimento realmente possui licença sanitária e avaliar a adequação dos produtos utilizados, entre outros itens”.
O consumidor pode denunciar suspeitas da existência de irregularidades comparecendo ao PROCON municipal de Lauro de Freitas, situado à Rua Silvandir F. Chaves, 106, sala 6, Recreio Ipitanga, ou por meio dos seguintes canais: (71) 3288-8919 e e-mail: denunciaproconlf@gmail.com.