O Ministro dos Negócios Estrangeiros do México, Marcelo Ebrard, confirmou nesta terça-feira (20) conforme a News 360, que alguns familiares do ex-presidente peruano Pedro Castillo obtiveram asilo político quando se encontravam na Embaixada do México em Lima.
“O asilo já lhes foi concedido porque estão em território mexicano, ou seja, estão na nossa embaixada (…) É uma decisão soberana independente do México”, defendeu o chefe da diplomacia mexicana, segundo o ‘El Universal’.
Ebrard também confirmou que as autoridades americanas estão em conversações com as autoridades peruanas para que, se a família de Castillo assim o desejar, lhes seja concedido um salvo-conduto para viajar para o México.
Já na segunda-feira, o Presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador disse que as “portas do seu país estão abertas” a Pedro Castillo, à sua família e a “todos aqueles que se sentem assediados e perseguidos” no Peru.
A presidente peruana Dina Boluarte disse no domingo que o governo mexicano tinha concedido asilo político à mulher e ao filho de Castillo, depois de o ex-presidente peruano já ter tentado refugiar-se na embaixada mexicana em Lima no dia em que foi demitido pelo Congresso.