quarta-feira 26 de junho de 2024
Foto: Divulgação/PT
Home / NOTÍCIAS / Amizade de Jerônimo Rodrigues e Afonso Florence é antiga
terça-feira 20 de dezembro de 2022 às 07:08h

Amizade de Jerônimo Rodrigues e Afonso Florence é antiga

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Segundo Henrique Brinco, do jornal Tribuna, o nome de Afonso Florence (PT) na gestão de Jerônimo Rodrigues (PT) já era esperado para quem acompanha um pouco a trajetória dos dois. Um dos nomes da ala mais ideológica do PT vai comandar a Casa Civil, uma das pastas mais poderosas do Governo do Estado a partir de 2023.

A relação entre os dois é antiga. Florence, que atualmente exerce o mandato de deputado federal, foi Ministro do Desenvolvimento Agrário do Brasil entre os anos de 2011 e 2012, no Governo Dilma Rousseff. Foi nessa época que ele indicou Jerônimo para ser seu braço-direito.

A chegada em Brasília fez com que o petista ocupasse cargos importantes nacionalmente, como os postos de Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Secretário Executivo do Programa Pró Territórios/Cumbre Ibero Americana e Assessor Especial do Ministro do Desenvolvimento Agrário.

Foram essas experiências que semearam a trajetória do novo governador na Bahia. Em 2014, após a experiência na capital federal, Jerônimo foi convidado para coordenar a construção do Programa de Governo Participativo do Partido dos Trabalhadores. Um projeto que culminou na vitória do atual governador, Rui Costa (PT).

A Casa Civil tem como finalidade assistir ao Governador do Estado no desempenho de suas atribuições constitucionais, políticas e administrativas, desempenhando, dentre outras, as seguintes competências: análise da política governamental; monitoramento e avaliação dos resultados das ações prioritárias do Governo; e viabilização dos recursos a serem aplicados em ações suplementares de nutrição, habitação, educação, saúde, reforço de renda familiar e outros programas de relevante interesse social voltados para melhoria da qualidade de vida, através do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Biografia

Deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores e ex-ministro de Desenvolvimento Agrário na gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff, Afonso Florence é historiador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal). Coordenador do Programa de Governo na campanha de Jaques Wagner ao Governo do Estado, em 2006, Florence assumiu a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) no primeiro mandato do ex-governador. Reeleito este ano com mais de 118 mil votos, atualmente é líder da bancada de oposição ao atual presidente da República no Congresso Nacional.

Veja também

Silvio Almeida propõe acordo para monitorar sistema prisional brasileiro

Um acordo de cooperação técnica que garanta o monitoramento do sistema prisional brasileiro, com atuação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!