Segundo o News360, o novo primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, passou uma votação de confiança na segunda-feira, ganhando uma maioria de votos no parlamento, confirmando a sua legitimidade como líder do governo de unidade que dirige.
A votação veio depois dos deputados terem eleito Johari Abdul do partido Pakatan Harapan (PH) como o novo orador da Câmara. O próprio Johari confirmou o resultado da votação, de acordo com o New Straits Times.
No entanto, como a votação não foi registada electronicamente, os deputados não puderam verificar se ele tinha uma maioria de dois terços na Câmara, o que faria dele o primeiro ministro malaio a fazê-lo em quase duas décadas.
Na sexta-feira, os líderes das cinco principais formações políticas do país assinaram um memorando de entendimento para apoiar a administração, que se esperava venha a ganhar dois terços de apoio.
Nos termos do acordo, todas as partes e coligações devem votar a favor do primeiro-ministro em todas as questões relacionadas com a questão da confiança. No entanto, alguns deputados da oposição questionaram a legitimidade do novo governo e salientaram que o memorando não é inteiramente constitucional.