domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Bahia Mineração pretende implantar barragem de rejeito no centro-sul do estado
terça-feira 29 de janeiro de 2019 às 11:04h

Bahia Mineração pretende implantar barragem de rejeito no centro-sul do estado

NOTÍCIAS


Barragem no centro-sul da Bahia pode ter levar impactos a milhares de baianos

Em Caetité, a 100 km de Brumado, está localizada uma das maiores reservas de minério de ferro do país. A Bahia Mineração (Bamin), que é detentora dos direitos de exploração do local desde 2007, vem tentando implantar uma barragem de rejeito na região e o projeto envolve diversas questões polêmicas. A barragem vai levar impactos aos moradores dos distritos de Guirapá, Brejinhos das Ametistas, além de várias comunidades rurais no entorno. Os locais estão na divisa das cidades de Caetité e Pindaí.

De acordo com o site Caetité Notícias, uma área de 719 hectares pode ter a vegetação suprimida e alagada pelo empreendimento que irá receber os rejeitos da produção, os quais são altamente perigosos em caso de desastre. Líderes comunitários reprovam o projeto, pois acreditam que o mesmo irá prejudicar a região. Para as lideranças que representam 600 famílias, a Bamin que acabar com os locais com a melhor oferta de água doce dessas comunidades, visto que irão desaparecer 27 nascentes e poços artesanais usados pela população da região.

O Ministério Público, que vem acompanhando o projeto de perto já recomendou à Bamin que altere o local da barragem e que faça um estudo mais profundo dos impactos para o meio ambiente e para a sociedade. Com o projeto, a empresa estima explorar 470 milhões de toneladas de minério de ferro.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!