A Secretaria de Saúde de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, divulgou neste último domingo (18) o registro de um caso ativo de meningite meningocócica na cidade. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), também confirmou a notificação.
O paciente, de 41 anos, está internado no Hospital Geral Cleriston Andrade, em Feira de Santana, desde o sábado (17). Não há detalhes se este é o primeiro registro da doença na cidade este ano.
De acordo com Carlita Correia, coordenadora da Vigilância ao portal g1, os casos de meningite meningocócica (bacteriana) podem ter uma evolução muito rápida, levando à morte.
A coordenadora da Vigilância informou ainda que já foram identificadas as pessoas que o paciente teve contato e elas estão sob vigilância e monitoramento da equipe de referência da vigilância epidemiológica.
A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada.
Os principais sintomas de meningites bacterianas costumam aparecer em pouco tempo. São eles, ainda de acordo com o Ministério da Saúde:
- Febre alta;
- Mal-estar;
- Vômitos;
- Dor forte de cabeça e no pescoço;
- Dificuldade para encostar o queixo no peito;
- Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo (em alguns casos).
Além disso, nos bebês, os seguintes sintomas são mais comuns:
- Moleira tensa ou elevada;
- Gemido quando tocado;
- Inquietação com choro agudo;
- Rgidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo “mole”, largado.