Neste domingo (18), a taça foi entregue a campeã, a Argentina, encerrando a Copa do Mundo de 2022. Mas não antes de Lionel Messi bater mais um entre os vários recordes neste Mundial. Ele se tornou o jogador mais velho a ser eleito o melhor jogador da competição na história.
Aos 35 anos, ele desbancou Luka Modric que, aos 33, foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, defendendo a seleção da Croácia.
Essa é a segunda vez que Messi é eleito o melhor jogador de uma Copa do Mundo. Em 2014, também ficou com o prêmio, apesar de a Alemanha ter sido a campeã.
Enzo Fernández foi eleito o melhor jogador jovem;
A definição sairá do Grupo de Estudos Técnicos da FIFA. Ele é encabeçado por Arsene Wenger, gerente de desenvolvimento global da entidade. Além dele, outros seis notáveis compõem a equipe.
A escolha acontece depois de debate entre os membros. São levados em consideração os relatórios oferecidos por Ulf Schott, chefe do Programa de Alta Performance da FIFA, e por Chris Loxston, líder do Grupo de Análise de Performance e Insights. Os dois contam com um time de analistas de desempenho, cientistas de dados e engenheiros de dados, baseados tanto no Catar quanto no País de Gales.