“O SUS é o maior instrumento de saúde pública do mundo, não é só do Brasil. E não tem lugar que as pessoas cheguem mais sensíveis, de fato, do que na área da saúde. Esse é o maior instrumento de cuidar de gente”, afirmou o presidente da União dos Municípios da Bahia, Zé Cocá, na manhã da última sexta-feira (16), durante a abertura do 9º Congresso do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA). O gestor aproveitou o momento também para ressaltar o trabalho desenvolvido pelo Cosems-Ba, exaltando o papel da presidente do conselho, Stela Souza, à frente da entidade, discutindo, dialogando e fortalecendo as equipes de saúde dos municípios.
“Ser secretário municipal de saúde é ter a caneta sob a orientação do prefeito. Então termos os gestores conosco é extremamente importante. Quero aproveitar a oportunidade para pedir para que cada vez mais essa nossa parceria, UPB e Cosems, seja mais fortalecida para que a gente possa elevar a saúde nos 417 municípios da Bahia”, destacou a anfitriã do evento, Stela Souza.
A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Adélia, representou o governador Rui Costa no evento e falou da importância do congresso para o engrandecimento das gestões municipais de saúde, afirmando que a política pública de saúde precisa de parceria e trabalho conjunto. “Continuaremos tecendo as nossas políticas estaduais e as políticas do SUS democraticamente. Somos nós que fazemos essa política pública de saúde, que se define no ato de cuidar de pessoas”.
O evento que ocorre no Gran Hotel Stella Mares, em Salvador, acontece até este sábado (17), conta com oficinas e rodas de conversas, especialistas nacionais e internacionais em Saúde Pública trarão conhecimento para contribuir com o fortalecimento e qualificação da gestão municipal do SUS e na participação social.
Também marcaram presença no encontro o assessor especial da presidência da entidade, Jorge Castellucci, o deputado eleito, Hassan Iossef, o secretário municipal de saúde de Jequié, Marlon Pereira dos Santos, o presidente do Conasems, Willames Freire, o deputado federal, Jorge Solla, o promotor de Justiça de Defesa da Saúde de Salvador, Rogério Queiroz, o presidente do Cosems Alagoas, Rodrigo Buarque e a diretora Fiocruz, Marilda Gonçalves, o presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES/BA), Marcos Sampaio, além de secretários municipais da Saúde da Bahia e de outros estados, além de técnicos dos municípios, estudantes e público em geral.