Pilotos e comissários de voo aprovaram nesta quinta-feira (15) uma greve geral nacional, a partir da próxima segunda-feira (19). As atividades serão paralisadas das 6h às 8h nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza por tempo indeterminado. Os voos com órgãos para transplante, enfermos a bordo, e vacinas, não serão paralisados.
Por meio de nota, o Sindicato Nacional dos Aeronautas ressaltou: “Em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo, os aeronautas farão a paralisação somente por duas horas, sendo assim todas as decolagens iniciarão após as 8h”.
O Sindicato ainda pontou que os profissionais buscam melhores condições de trabalho e um aumento real de salários.
“É importante destacar que as próprias empresas apontam em seus informes ao mercado, assim como também demonstram notícias publicadas na imprensa, que o setor aéreo vem se recuperando aceleradamente, com lucros maiores do que os do período pré-pandemia. Além disso, a procura por passagens aéreas aumentou e os preços impostos aos passageiros subiram drasticamente. No entanto, as empresas continuam intransigentes, se recusando a conceder uma remuneração mais digna aos tripulantes, além de propor que pilotos e comissários trabalhem mais horas”, alegou.