A desembargadora Maria do Carmo Cardoso, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, postou nas redes sociais uma mensagem em que ameniza a desclassificação do Brasil na Copa do Mundo e aponta que a verdadeira seleção brasileira está na frente dos quartéis, ou seja, são os manifestantes favoráveis a uma intervenção militar no resultado das eleições presidenciais de outubro.
Na postagem, a desembargadora diz que a maioria dos jogadores do Brasil vive na Europa, o técnico, Tite, seria petista e chama a TV Globo, que transmite os jogos da Copa com exclusividade, de “Globolixo”. Ainda diz que a emissora é de esquerda.
Segundo
postagem chamou a atenção de colegas da desembargadora federal que consideraram a manifestação uma crítica pública à Justiça Eleitoral. O tom do texto reflete o pensamento de grande parte dos bolsonaristas.Maria do Carmo Cardoso é natural de Londrina (PR) e ingressou no TRF-1 na vaga do quinto constitucional destinada a advogados, em 2001, nomeada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Ela foi advogada atuante no Rio de Janeiro até 1985 e depois se transferiu para Brasília, onde manteve escritório na área de direito público.
A desembargadora é apontada como amiga da família Bolsonaro, especialmente do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e uma das madrinhas da nomeação do ministro Nunes Marques para o Supremo Tribunal Federal (STF). Os dois foram colegas no TRF-1.