sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / DESTAQUE / Lula define novos comandantes das Forças Armadas; saiba quem são
quinta-feira 8 de dezembro de 2022 às 21:20h

Lula define novos comandantes das Forças Armadas; saiba quem são

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O próximo comandante-geral do Exército será o general Júlio César Arruda; o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) será o brigadeiro Marcelo Damasceno; o comandante da Marinha, o almirante Marcos Olsen

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva definiu nesta quinta-feira (8) os nomes dos próximos comandantes das Forças Armadas. Os nomes foram escolhidos em conversa com o próximo ministro da Defesa, José Múcio, que será anunciado nesta sexta-feira (9) por Lula.

Segundo Felipe Frazão, do Estdadão, o próximo comandante-geral do Exército será o general Júlio César Arruda. O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) será o brigadeiro Marcelo Damasceno. Ambos eram os mais antigos da tropa. Na Marinha, Lula optou por indicar o almirante Marcos Olsen para o comando-geral. Ele era o segundo na lista de antiguidade.

Apesar de escolhidos internamente, ainda não é certo que o presidente antecipe a indicação dos comandantes-gerais nesta sexta-feira. Eles, no entanto, poderão iniciar as passagens de comando nas respectivas forças, diante do indicativo de que os atuais comandantes desejam deixar o cargo antes da posse de Lula.

Lula seguiu o critério de antiguidade no Exército e na Aeronáutica, mas fez uma ligeira mudança na Marinha, porque tinha dois postos relevantes a indicar na Força Naval.

O mais antigo, almirante Aguiar Freire, será o próximo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), um cargo importante na estrutura do Ministério da Defesa. Ele trabalhará direto com Múcio e fará a ligação com operações das três forças.

No rodízio do cargo entre as três Forças Armadas, era a vez de o ministério indicar um oficial-general da Marinha para a chefia do EMCFA. O atual chefe é o general Laerte de Souza Santos, do Exército. Antes dele, o cargo era do brigadeiro da FAB Raul Botelho.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!