Foi oficializado nesta última quarta-feira (7), durante sessão na Câmara de Itabuna, o nome do vereador Ricardo Xavier (Cidadania), como líder do governo Augusto Castro (PSD), no legislativo.
Xavier já presidiu a Casa na legislatura passada e ocupou o cargo de secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda até maio deste ano. Desde o início do governo Castro, a posição de líder era ocupada por Manoel Porfírio (PT), que assumiu a presidência da Fundação Marimbeta.
Durante entrevista ao jornalista Andreyver Lima, âncora do podcast Café iPolítica e editor do blog Seja Ilimitado, o experiente vereador que está em seu quarto mandato, apontou o diálogo, como maior desafio da gestão junto aos parlamentares. Para ele, a missão de ser líder passa por ouvir e ser ouvido. E deixou claro que manterá sua independência, mesmo assumindo uma função de defesa da gestão.
Qual é o maior desafio?
“A missão de ser líder do governo precisa ser exercida com diálogo e confiança. O prefeito precisa confiar no líder e o líder precisa confiar na gestão. Dentro dessa relação, a gente estabelece permanentemente o diálogo não só interno, com a bancada de sustentação ao governo, como também da bancada de oposição.”
“Creio eu que todos os representantes aqui na casa tenham o interesse comum que é defender a cidade de Itabuna, os munícipes. Compreendemos que cada um tem os seus interesses políticos e seus objetivos nas suas estratégias para as próximas eleições, mas o diálogo sempre será o mais importante, pelo menos nesse período nosso de liderança.”
Como será o diálogo do prefeito com a Câmara?
“O desafio é você tentar convencer ou às vezes também ser convencido, caso o prefeito não esteja presente atendendo os anseios da população, que ele mude de rumo ou o próprio prefeito também, convencer o vereador de que aquele caminho é um caminho que que terá um resultado de médio ou longo prazo.”
Tudo é equilíbrio!
Perguntado sobre como vai equilibrar seu mandato junto a função de defesa do governo na Câmara, Xavier declara que vai buscar influenciar positivamente as decisões do prefeito.
“Cada momento é um momento, cada situação é uma situação. Fui eleito para ser vereador e como tal, representar os anseios da população. Como líder, eu passo a ser um representante do Governo na Câmara, então com sabedoria espero que eu possa conciliar essas duas funções. Evidentemente estando mais perto do prefeito, também posso influenciar positivamente no que é interessante para Itabuna.” declarou.