sábado 23 de novembro de 2024
Home / DESTAQUE / 1/3 dos brasileiros acreditam que corrupção vai aumentar no governo Lula
quinta-feira 8 de dezembro de 2022 às 07:01h

1/3 dos brasileiros acreditam que corrupção vai aumentar no governo Lula

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Uma nova pesquisa Genial/Quaest, feita com entrevistas presenciais domiciliares em todas as regiões do país e  publicada pela coluna Pulso, revela que, para 34% dos brasileiros, a corrupção vai aumentar no terceiro governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

No entanto, um percentual bem próximo, de 28%, acredita que os desvios nos cofres públicos ficarão em níveis iguais ao cenário atual do governo do presidente e candidato derrotado à reeleição, Jair Bolsonaro. Para quase um terço dos entrevistados (30%), a corrupção vai diminuir na nova administração do PT. São 8% os que não souberam responder. Foram ouvidas 2.005 pessoas entre os dias 3 e 6 de dezembro na pesquisa “O Brasil que queremos” feita em parceria com o Banco Genial. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Veja o gráfico abaixo.

Veja a percepção sobre corrupção no Brasil a partir de 2023 — Foto: Genial/Quaest

Veja a percepção sobre corrupção no Brasil a partir de 2023 — Foto: Genial/Quaest

O resultado final do segundo turno, com placar em votos válidos de 50,9% para Lula contra 49,1% de Bolsonaro, revelou um país rachado ao meio na polarização que marcou toda a campanha. Pouco mais de um mês depois da votação, chama a atenção o percentual dos 28% que preveem um cenário igual de corrupção daqui em diante. Em tese, essa população se afasta da profunda divisão entre lulistas e bolsonaristas nos meses eleitorais uma vez que não aposta numa queda ou aumento da corrupção após o retorno do PT ao poder. A campanha de Bolsonaro investiu muitas de suas fichas no discurso de que a volta de Lula seria o retorno da corrupção ao Brasil.
Os cruzamentos a partir da percepção sobre corrupção — Foto: Genial/Quaest

Os cruzamentos a partir da percepção sobre corrupção — Foto: Genial/Quaest

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!