Em partida disputada na tarde desta terça-feira (6), Portugal goleou a Suíça por 6 a 1 no Estádio Lusail, e garantiu a última vaga para as quartas de final da Copa do Mundo de 2022.
Gonçalo Ramos (3 vezes), Pepe, Raphaël Guerreiro e Rafael Leão foram os autores dos gols portugueses. Manuel Akanji marcou para a Suíça.
Portugal abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo. Gonçalo Ramos recebeu dentro da área, girou e bateu de esquerda para superar o goleiro Sommer.
Aos 32 minutos, o zagueiro veterano Pepe completou de cabeça após cobrança de escanteio para deixar o marcador 2 a 0.
Logo aos 5 minutos da etapa final, Gonçalo Ramos apareceu novamente dentro da área e empurrou de perna esquerda para ampliar.
O quarto gol viria 4 minutos depois. Em rápido contra-ataque, o lateral Raphaël Guerreiro recebeu livre na área para transformas a vitória em goleada.
Aos 12 minutos, Manuel Akanji aproveitou sobra após cobrança de escanteio e fez o gol de honra para a Suíça.
No entanto, ainda daria tempo para mais. Primeiro com uma cavadinha de Gonçalo Ramos, para confirmar o terceiro dele no jogo. Na sequência, Rafael Leão acertou lindo chute para decretar a goleada em 6 a 1.
O adversário de Portugal nas quartas de final será a seleção de Marrocos que, mais cedo, havia vencido a Espanha nos pênaltis.