segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Imagem: Ilustração
Home / NOTÍCIAS / Plano Nordeste Potência fiscaliza promessas sobre energias renováveis dos governadores eleitos
segunda-feira 5 de dezembro de 2022 às 20:33h

Plano Nordeste Potência fiscaliza promessas sobre energias renováveis dos governadores eleitos

NOTÍCIAS


Criado durante as eleições, o Palanque Virtual torna-se espaço para acompanhar a implementação e o avanço dos compromissos firmados pelos candidatos em temas como mudanças climáticas, energias renováveis, respeito às comunidades tradicionais, capacitação profissional e revitalização de biomas.

Com o encerramento do período eleitoral e o início das novas gestões estaduais, o Plano Nordeste Potência volta os esforços para acompanhar as promessas feitas pelos governadores eleitos em temas como mudanças climáticas, energias renováveis e revitalização dos biomas.

Criado durante as eleições de 2022, como ferramenta para dar visibilidade às propostas dos candidatos, o Palanque Virtual agora foca no momento de transição e nos primeiros dias dos novos mandatos. Ele pode ser acessado em nordestepotencia.org.br/palanque-virtual.

Na Bahia, será necessária uma atenção especial à eficiência energética e à geração distribuída de energia solar. Além disso, o governador eleito Jerônimo Rodrigues precisa incorporar à pauta ambiental a preocupação com os biomas, principalmente no que diz respeito ao Rio São Francisco, com o uso consciente da água, o cuidado com as comunidades que dependem dele e a recuperação da vegetação na bacia.

“As soluções para garantir mais água, mais energia e mais empregos para o Nordeste já existem. O que precisamos é de vontade política para fazer acontecer. Por isso, o monitoramento e a participação da sociedade civil são essenciais para garantirmos um Nordeste mais potente, sustentável e inclusivo”, destaca Fabiana Couto, articuladora política do Plano Nordeste Potência.

A ferramenta tem como base as propostas assumidas durante a campanha pelos candidatos e candidatas ao Executivo estadual em seus planos de governo. O foco do Palanque Virtual são os eixos que visam estimular a expansão das energias renováveis com respeito às comunidades locais e também a revitalização da bacia do rio São Francisco.

Segundo o Plano Nordeste Potência, os próximos cinco anos serão decisivos para criação de 2 milhões de novos postos de trabalho no campo das energias renováveis na região. Para tornar tal potencial em desenvolvimento sustentável, é preciso estimular políticas públicas que promovam a expansão das renováveis de forma respeitosa e inclusiva, minimizando os impactos e promovendo as oportunidades.

O Plano Nordeste Potência resulta de uma coalizão de quatro organizações civis brasileiras: Centro Brasil no Clima, Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia e Instituto Climainfo, com apoio do Instituto Clima e Sociedade. O Palanque Virtual ainda contou com o desenvolvimento da Apply Brasil.

A equipe do Plano Nordeste Potência esmiuçou o potencial energético de cada Estado e os projetos que vêm sendo desenvolvidos no campo da energia renovável.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!