Médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde da rede municipal participaram na última semana conforme A Gazeta, do curso de “Manejo Clínico das Infecções Sexualmente Transmissíveis”, promovido pela Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Inicialmente, o treinamento foi destinado a duas turmas, que concluíram as atividades na sexta-feira (2).
O curso teve como foco discutir o fluxo de diagnóstico, manejo clínico e tratamento da AIDS, sífilis, hepatites virais, HIV, dentre outras ISTs. “Hoje estamos falando sobre o manejo clínico e como deve ser feito, como devemos tratar as infecções sexualmente transmissíveis baseado nos sintomas e sinais de forma sindrômica para que possamos tratar de maneira adequada e oportuna o indivíduo proporcionando maior qualidade na assistência e na vida dos pacientes”, ressaltou a técnica da Vigilância Epidemiológica, Márcia Glayde.
A nutricionista do SAE/CTA, Carina Berdague, abordou a importância do curso na prestação de serviços aos cidadãos. “O aconselhamento melhora não somente a aceitação do paciente, como também o problema de saúde que ele contraiu e o seu tratamento, além da adesão ao autocuidado e do cuidado de seus parceiros, trazendo à tona a importância de se abster de julgamentos, crenças, mitos e principalmente de princípios pessoais para melhor orientar a população com todo respeito”, destacou.