A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) pode assumir a embaixada do Brasil em Portugal. De acordo com informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, já é consenso na equipe de transição de que a petista assumirá uma embaixada. E mais provável é que seja a de Portugal.
Em maio deste ano, o agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou as especulações de que Dilma poderia assumir um ministério em um eventual novo governo.
“Companheira Dilma, tem muita gente, que na perspectiva de criar confusão entre nós 2, fala assim para mim: ‘Você vai levar a Dilma para o ministério? Você vai levar o Zé Dirceu para o ministério?’ Nem eu vou levar e jamais a Dilma caberia em um ministério porque a Dilma tem a grandeza de ter sido a 1ª mulher a ser presidente da história desse país” disse Lula na ocasião.
Após sofrer o impeachment em 2016, a ex-presidente Dilma tentou retornar à vida pública como senadora pelo estado de Minas Gerais nas eleições de 2018. Apesar de liderar as pesquisas na ocasião, a petista amargou o 4º lugar nas urnas.