segunda-feira 8 de julho de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Macron diz que não há motivo para “pânico” por possível corte de energia na França
sábado 3 de dezembro de 2022 às 18:14h

Macron diz que não há motivo para “pânico” por possível corte de energia na França

NOTÍCIAS, POLÍTICA


De acordo com o IstoÉ, o presidente francês, Emmanuel Macron, disse que não há motivo para pânico por possíveis cortes de energia no inverno do hemisfério norte, mas pediu que os cidadãos usem menos energia e que a empresa estatal EDF reinicie reatores nucleares para impedir apagões em momentos de clima frio.

Em uma entrevista à emissora francesa TF1, gravada durante sua visita aos Estados Unidos esta semana, Macron negou que o risco de apagões era devido à administração inadequada do programa de reinício de reatores nucleares da EDF.

“Primeiro de tudo, vamos deixar claro: sem pânico! É legítimo que o governo se prepare pare casos extremos, o que significaria cortar a eletricidade por algumas horas por dia, se não tivermos energia suficiente”, disse Macron.

A EDF tem passado por uma quantidade sem precedentes de apagões em sua frota de reatores nucleares, após trabalhos de reparo, reduzindo a produção nuclear ao patamar mais baixo em 30 anos, justamente no momento em que a Europa sofre para substituir fornecimentos de gás da Rússia, que foram cortados por Moscou em retaliação às sanções da União Europeia impostas pela sua invasão à Ucrânia.

A chefe da operadora da rede elétrica francesa, RTE, disse na quinta-feira que a França pode ter “alguns dias” de cortes de energia e que o governo havia começado a informar autoridades locais sobre como lidar com qualquer tipo de apagão.

Veja também

Valdemar Neto diz que indiciamento não vai afetar ações de Bolsonaro como cabo eleitoral

Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, afirmou que o caso de indiciamento de Jair …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!