segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Macron diz que não há motivo para “pânico” por possível corte de energia na França
sábado 3 de dezembro de 2022 às 18:14h

Macron diz que não há motivo para “pânico” por possível corte de energia na França

NOTÍCIAS, POLÍTICA


De acordo com o IstoÉ, o presidente francês, Emmanuel Macron, disse que não há motivo para pânico por possíveis cortes de energia no inverno do hemisfério norte, mas pediu que os cidadãos usem menos energia e que a empresa estatal EDF reinicie reatores nucleares para impedir apagões em momentos de clima frio.

Em uma entrevista à emissora francesa TF1, gravada durante sua visita aos Estados Unidos esta semana, Macron negou que o risco de apagões era devido à administração inadequada do programa de reinício de reatores nucleares da EDF.

“Primeiro de tudo, vamos deixar claro: sem pânico! É legítimo que o governo se prepare pare casos extremos, o que significaria cortar a eletricidade por algumas horas por dia, se não tivermos energia suficiente”, disse Macron.

A EDF tem passado por uma quantidade sem precedentes de apagões em sua frota de reatores nucleares, após trabalhos de reparo, reduzindo a produção nuclear ao patamar mais baixo em 30 anos, justamente no momento em que a Europa sofre para substituir fornecimentos de gás da Rússia, que foram cortados por Moscou em retaliação às sanções da União Europeia impostas pela sua invasão à Ucrânia.

A chefe da operadora da rede elétrica francesa, RTE, disse na quinta-feira que a França pode ter “alguns dias” de cortes de energia e que o governo havia começado a informar autoridades locais sobre como lidar com qualquer tipo de apagão.

Veja também

Óvnis interrompem voos no aeroporto do Japão

Na noite deste último domingo (22) o Aeroporto Iwakuni Kintaikyo, na cidade de Iwakuni, província …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!