A montadora americana Tesla entregou seu primeiro caminhão elétrico, o Semi, construído para enfrentar longas viagens e com o objetivo de revolucionar o mercado emergente de veículos pesados movidos a bateria.
“Parece que veio do futuro”, disse o proprietário da Tesla, Elon Musk, nesta quinta-feira (1º), ao entregar as chaves do Semi aos executivos da PepsiCo na fábrica da Tesla em Nevada.
Com seu design elegante, o Semi tem sido aguardado desde que Musk revelou um protótipo em 2017. Mas o lançamento da produção em larga escala foi adiado bem além da expectativa inicial de 2019.
“É uma loucura tudo que aconteceu em cinco anos (…) mas aqui estamos. É real”, expressou Musk.
Outros fabricantes já entraram no mercado de caminhões elétricos: das tradicionais Daimler, Volvo e BYD, às novas empresas, como a americana Nikola.
No entanto, o caminhão que “o mercado estava esperando (…) é o da Tesla”, disse Dave Mullaney, especialista em transporte do grupo de especialistas em sustentabilidade RMI.
O que os fabricantes tradicionais fizeram foi, principalmente, converter seus caminhões projetados para óleo diesel em caminhões elétricos.
O Semi da Tesla, por sua vez, “foi pensado para ser elétrico desde o primeiro desenho”, apontou Mullaney. E, se o veículo corresponder às expectativas, “vai fazer uma grande diferença”, acrescentou.
Na quinta-feira, Musk insistiu em que o caminhão, com um peso total de quase 37 toneladas, pode percorrer 805 quilômetros sem recarregar sua bateria, enquanto a atual gama de veículos elétricos oferece uma autonomia de 400 a 480 quilômetros.
O Semi tem “toda a potência necessária para realizar o trabalho”, explicou Musk, que garantiu que o veículo “mudará as regras do jogo” do mercado.
Transporte consciente do meio ambiente
O uso de veículos elétricos leves para distâncias curtas tem crescido constantemente, mas novas regulamentações estão acelerando a transição e o desenvolvimento de capacidades de transporte de longa distância.
A Califórnia aprovou uma lei que elimina, gradualmente, os caminhões com motor de combustão e que, desde então, vem sendo imitada por outros estados americanos. A União Europeia também deve discutir regras semelhantes nos próximos meses.
No âmbito das relações públicas, as empresas também enfrentam a pressão de tomar medidas mais conscientes em relação ao meio ambiente.
Embora constituam uma pequena parcela dos veículos nas estradas, os semirreboques movidos a diesel respondem por cerca de 20% das emissões nocivas para o planeta causadas por veículos motorizados, de acordo com Musk.
Mike Roeth, diretor da NACFE, uma ONG que trabalha para melhorar a eficiência do transporte de mercadorias na América do Norte, disse que outra motivação para a transição é que os motoristas que a experimentaram “ficaram encantados com os caminhões elétricos”.
“Eles são silenciosos, não emitem fumaça no escapamento, são mais fáceis de dirigir”, explicou.
No entanto, o fator mais importante será o preço.
Em 2017, a Tesla havia anunciado que ofereceria duas versões do Semi – uma por US$ 150.000, e outra, por US$ 180.000 –, mas nenhuma menção sobre valores foi feita no evento de quinta-feira.
Mullaney observou que hoje custa 70% mais caro comprar um caminhão elétrico do que comprar um caminhão a diesel. Em termos de combustível e de manutenção, porém, é mais barato.