O ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro viajou ao Recife para encerrar seus negócios privados e assumir o Ministério da Defesa. O anúncio oficial, segundo apurou o Valor, pode acontecer até o fim da próxima semana. A tendência é que ele seja anunciado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) juntamente com mais um ou dois outros nomes escolhidos para o primeiro escalão do próximo governo.
Assim que o anúncio for feito, Múcio pretende dar início às conversas com os representantes do comando das Forças Armadas. De perfil conciliador, ele terá a missão de acalmar as tensões políticas entre setores militares, acirradas já nos primeiros meses do governo do presidente Jair Bolsonaro.
O futuro ministro da Defesa já está sendo procurado por alguns militares, mas tem dito que vai aguardar o anúncio oficial de Lula para iniciar as reuniões. Desde que começou a ser cogitado, seu nome teve boa aceitação entre os generais, que o consideram alguém sensato e de bom trato. O vice-presidente Hamilton Mourão confirmou esta semana que Múcio “teria boa aceitação”.
Lula vem sendo pressionado a revelar alguns dos seus ministros, especialmente na Fazenda e na Defesa. O presidente eleito, contudo, resiste e só deve anunciar a maioria da equipe após a sua diplomação, confirmada para o dia 12. Enquanto isso, as negociações com os partidos da base seguem avançando.