De acordo com estudo da empresa de pesquisa de mercado Hibou, mais da metade (56%) dos brasileiros não consegue ficar mais de uma hora sem o celular. Apesar de alto, o número caiu em relação a 2020 (79%), quando o isolamento social causado por conta da pandemia de Covid-19 aumentou o uso dos smartphones.
Entre 2020 e 2022, porém, cresceu de 60% para 65% o número de brasileiros que dizem “perder a noção do tempo” quando estão mexendo no celular.
Atualmente, a atividade preferida dos internautas brasileiros no smartphone é navegar nas redes sociais, tipo de aplicativo usado por 89% dos entrevistados pela pesquisa. Outros serviços também se destacam:
62% usam apps de bancos;
49% checam seus e-mails;
48% fazem ligações;
45% compram e pedem delivery;
44% ouvem música;
43% consultam mapas e meteorologia;
41% fazem compras para si mesmos;
33% compram itens para casa;
25% assistem séries e filmes;
21% se divertem com os games;
17% ouvem podcasts;
14% fazem videoconferências.
“O smartphone é a extensão do corpo do brasileiro. A democratização do acesso aos aparelhos e à internet móvel possibilita aos usuários rápido acesso a informações diversas e maior interação via redes sociais ou aplicativos de mensagens”, analisa Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.
A pesquisa também revelou as marcas de celulares mais usadas pelos brasileiros. 43% disseram ter um smartphone da Samsung, 20% da Apple, 17% da Motorola, 9,8% da Xiaomi e 6,5% da LG.