sexta-feira 27 de dezembro de 2024
Reunião do governo de transição no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / Grupo de igualdade racial do governo de transição quer Incra longe do agronegócio
sexta-feira 25 de novembro de 2022 às 08:21h

Grupo de igualdade racial do governo de transição quer Incra longe do agronegócio

NOTÍCIAS


O grupo setorial de igualdade racial do governo de transição trabalha para retirar o Incra do guarda-chuva do Ministério da Agricultura e alocá-lo em outra pasta, como a do Desenvolvimento Agrário, que deverá ser recriada. A leitura dos membros da equipe é que, para atuar na regularização fundiária de terras quilombolas, o órgão precisa sair da esfera de influência do agronegócio. O grupo de igualdade racial também deseja criar, em cada ministério, uma estrutura similar à secretaria de diversidade e inclusão do MEC, extinta sob Jair Bolsonaro mas que deve retomar os trabalhos no governo Lula. Esses órgãos serviriam à promoção de politicas para a inclusão de negros em todas as áreas do governo e se reportariam ao Ministério da Igualdade Racial. As informações são de Mariana Carneiro, Julia Lindner e Gustavo Côrtes, do jornal Estado de S. Paulo.

Foi por meio da atuação da secretaria de diversidade e inclusão do MEC que a disciplina de história afro-brasileira entrou nos currículos da educação básica, em 2003. Os órgãos espalhados por todos os ministérios funcionariam, na prática, como postos avançados do Ministério da Igualdade Racial.

”Temos que garantir orçamento, programa e ações com metas e indicadores de avaliação em todos as pastas de forma monitorada pelo Ministério da Igualdade Racial”, diz Yuri Silva, membro do grupo setorial da transição.

Veja também

Egito reafirma compromisso em honrar dívidas após pagar US$ 38,7 bilhões em 2024

O primeiro-ministro do Egito, Mostafa Madbouly, anunciou que o país pagou quase US$ 7 bilhões …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!