sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / POLÍTICA / Partido Novo lança jovem de 33 anos para disputar Presidência da Câmara
quarta-feira 23 de janeiro de 2019 às 15:40h

Partido Novo lança jovem de 33 anos para disputar Presidência da Câmara

POLÍTICA


O partido Novo anunciou a pré-candidatura do deputado eleito Marcel van Hattem (Novo-RS) à presidência da Câmara.

O parlamentar de 33 anos foi eleito, em outubro de 2018, para o primeiro mandato como deputado federal. Ele foi o mais votado no Rio Grande do Sul (349,8 mil votos).

Além de van Hattem, o Novo elegeu outros sete deputados que tomarão posse em fevereiro deste ano.

Com Marcel van Hattem, a disputa pela presidência da Câmara chega a nove nomes colocados até o momento. Os outros pré-candidatos são: Rodrigo Maia (DEM-RJ), Capitão Augusto (PR-SP), João Henrique Caldas – JHC (PSB-AL), Fábio Ramalho (MDB-MG), Alceu Moreira (MDB-RS), Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Kim Kataguiri (DEM-SP) e Ricardo Barros (PP-PR).

Marcel van Hattem é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi vereador de Dois Irmãos (RS) e deputado estadual gaúcho.

Ele já foi filiado ao PP e, em março de 2018, filiou-se ao partido Novo.

O Novo e Marcel van Hattem defendem a aprovação da reforma da Previdência, corte de gastos na Câmara dos Deputados e uma reforma política que acabe com o fundo partidário, o que, segundo o deputado eleito, é uma prioridade da legenda.

“É uma candidatura a favor do Brasil”, afirmou van Hattem ao anunciar a candidatura em uma transmissão no Facebook.

Ele também declarou que fará uma campanha “propositiva” e não de ataques a outros candidatos.

O parlamentar afirmou ainda que, se eleito presidente da Câmara, não haverá aumento salarial para deputados.

“Impossível. Na presidência do Novo, isso não vai acontecer”, disse van Hattem.

Quem é Van Hattem

Van Hattem tem 33 anos e a Constituição exige a idade mínima de 35 anos para ocupar o cargo da Presidência da República – o presidente da Câmara é o segundo nome na linha de substituição do presidente da República. Segundo ele, advogados do partido avaliaram que isso não é um empecilho para sua candidatura à Presidência da Câmara, já que a única exigência constitucional para ocupar o cargo é ser brasileiro nato.

Eleito pelo Rio Grande do Sul, Marcel Van Hattem foi um dos campeões de votos desta eleição com 349.855. Ele já foi deputado estadual e vereador.

Novo

Segundo o que o Novo anunciou em suas redes sociais, as principais bandeiras defendidas pela candidatura são: reforma da previdência; reforma política, prioritariamente com o fim do fundo partidário; cortes de gastos na própria Câmara; e valorização do trabalho dos deputados, com menos comissões, mais clareza no regimento, entre outros temas.

“Tivemos tempo para ouvir e debater todas as propostas que foram apresentadas até agora, por isso essa candidatura é tão importante. Ela representa um projeto da nova política e da mudança”, afirmou van Hattem.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!