Os médicos acreditam ter descoberto o mistério por trás do inchaço cerebral que causou a morte de Bruce Lee. O lendário artista marcial e ator morreu em Hong Kong em 20 de julho de 1973, aos 32 anos de idade, devido a um inchaço cerebral – o que os médicos dizem agora foi causado por beber muita água.
“Propomos que a incapacidade do rim de excretar o excesso de água matou Bruce Lee”, escrevem os pesquisadores na próxima edição do Clinical Kidney Journal . “Ironicamente, Lee tornou famosa a frase ‘Seja água, meu amigo’ – mas o excesso de água parece tê-lo matado.”
Na época, os médicos acreditavam que o inchaço do cérebro era devido a um analgésico, mas quase 50 anos após a morte do ícone, a pesquisa mostra que ele provavelmente morreu de hiponatremia – uma baixa concentração de sódio no sangue, que pode ser causada por muita água ou fluido no corpo, de acordo com a Clínica Mayo.
As descobertas dos pesquisadores estão longe do que as pessoas especularam sobre sua morte, incluindo rumores de que ele foi assassinado por gangsters, envenenado por um amante ciumento, vítima de uma maldição e morreu de insolação.
Os cientistas argumentam que Lee tinha múltiplos fatores de risco para hiponatremia, incluindo alta ingestão de líquidos, fatores que poderiam aumentar a sede – como uso de maconha e fatores que debilitam a capacidade dos rins de excretar água – como uso de medicamentos prescritos, álcool , história pregressa de lesão renal ou baixa ingestão de solutos.
Os pesquisadores observam a história passada de Lee que é potencialmente relevante para a causa de sua morte – incluindo o excesso de ingestão de água.
A esposa de Lee, Linda, certa vez mencionou sua dieta baseada em fluidos de “suco de cenoura e maçã”. Matthew Polly, autor do livro de 2018 “ Bruce Lee: A Life ”, referiu-se repetidamente à ingestão de água de Lee durante o dia – incluindo o que o levou a adoecer.
“Acho que bebemos um pouco de água… isso provavelmente o deixou um pouco cansado e com sede. Depois de alguns goles, ele parecia um pouco tonto … Imediatamente após sentir-se fraco, Bruce reclamou de dor de cabeça ”, escreveu Polly no livro.
Os pesquisadores consideraram o fato de que uma atividade tão comum como a ingestão de água foi consistentemente notada como evidência de que era uma ingestão visivelmente maior do que outras no dia em que Lee morreu.
Outros fatores no histórico médico de Lee que os pesquisadores consideraram potencialmente relevantes incluem cannabis, álcool, baixa ingestão de solutos na dieta, medicamentos prescritos, diuréticos, opioides, disfunção renal, exercícios e um episódio anterior de edema cerebral dois meses antes de sua morte.
“Em conclusão, levantamos a hipótese de que Bruce Lee morreu de uma forma específica de disfunção renal: a incapacidade de excretar água suficiente para manter a homeostase da água, que é principalmente uma função tubular”, escreveram os pesquisadores. “Isso pode levar a hiponatremia, edema cerebral e morte em poucas horas se o excesso de ingestão de água não for compensado pela excreção de água na urina, o que está de acordo com a linha do tempo da morte de Lee”.