Localizada no município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, a casa onde viveu Anna Nery, pioneira da Enfermagem Brasileira, passará a abrigar um memorial sobre a história da profissão no país. A inauguração será feita pela Prefeitura de Cachoeira, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-BA), nesta quinta-feira (24), na Casa Natal de Anna Nery. A residência também será responsável por preservar os restos mortais da enfermeira, que serão recebidos por meio de doação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que atualmente mantém o material histórico.
“Para nós, cachoeiranos, é uma honra manter viva a nossa ancestralidade e a história deste ícone da Enfermagem. Anna Nery, conhecida como a mãe dos brasileiros, realizou feitos que engrandecem a nação. O seu imóvel possui dependências internas intactas e detém todas as condições de acolher o memorial”, destacou a prefeita de Cacheira, Eliana Gonzaga (Republicanos).
Anna Nery atuou diretamente na prestação de cuidados aos feridos durante a Guerra do Paraguai, em um momento da história do país no qual não existiam profissionais de Enfermagem. Com recursos próprios, montou uma enfermaria-modelo na capital paraguaia Assunção, na época sitiada pelo exército brasileiro. A data de seu falecimento, 20 de maio, marca o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.
Programação inauguração:
12h – Missa de Réquiem em Memória de Anna Nery – Mãe dos Brasileiros e translado de sua urna Funerária para sua casa Natal, que abrigará o memorial em sua homenagem.
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
13h30 – Inauguração do Memorial Anna Nery e da sub-seção do Coren – BA (Casa natal de Anna Nery).
Local: Casa Natal de Anna Nery.