sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / POLÍTICA / PT perde 97% da força nas redes sociais, diz jornal
terça-feira 22 de janeiro de 2019 às 04:43h

PT perde 97% da força nas redes sociais, diz jornal

POLÍTICA


Com o fim da eleição presidencial de 2018, o grupo de apoio do PT nas redes sociais foi o que sofreu a maior queda relativa e tem hoje apenas 3% (foi de 2,3 milhões para 80 mil interações) de seu auge durante o período eleitoral. O partido pretende se firmar como o principal polo de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PSL).

O monitoramento foi realizado pelo Estadão Dados, do jornal Estado de S.Paulo, utilizando a ferramenta Crowdtangle. O levantamento mostra o engajamento das “bolhas de apoiadores” dos candidatos do último pleito e concluiu que as redes, muito ativas durante período eleitoral, tiveram queda em todos os espectros ideológicos.

O grupo petista já vinha sendo “desafiado”, ainda durante a eleição, pelo terceiro campo político nas redes sociais: o grupo de páginas de esquerda não alinhadas com o PT ou que apoiaram candidatos derrotados no 1.º turno, como Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede).

O estudo ainda deduz que a terceira rede está suplantando a presença do grupo petista como oposição ao governo Bolsonaro e nas críticas ao caso Queiroz. Após o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontar movimentações atípicas nas contas do ex-assessor de Flávio Bolsonaro, filho do presidente, grupos pró-Bolsonaro entraram na defensiva e perdem 88% de sua força.

Atualmente, a rede de candidatos derrotados está em ritmo de recuperação pós-eleição, atingindo os mesmos índices da enfraquecida rede de Bolsonaro. Há um empate técnico: 1,69 milhão de interações ante 1,74 milhão dos bolsonaristas, no período após a divulgação de movimentações “atípicas” de Queiroz e Flávio, senador eleito pelo Rio de Janeiro.

Durante o período eleitoral essa terceira rede não chegava nem perto do grupo pró-Bolsonaro, seja em tamanho, volume ou influência.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!