O ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor do MIT, Olivier Blanchard, afirmou há pouco que o estresse dos mercados com o pacote fiscal do Reino Unido mostrou que medidas que gastem muito além do necessário para dar suporte à economia e ajudar a população que mais precisa não serão toleradas.
“Os mercados estão dispostos a aceitar medidas que são muito necessários para evitar falência das pequenas empresas e a estagnação das famílias, mas não aceitam muito mais gasto que isso”, disse. Segundo ele, o gatilho para a crise no Reino Unido foi o anúncio de medidas de corte de impostos para ricos e a comunicação do governo da ex-primeira ministra Liz Truss foi ruim.
Contudo, Blanchard disse conforme o Broadcast, citando o exemplo da transição para a economia verde, haver países que realmente não têm dinheiro e que é preciso dar a eles recursos, tema discutido na Conferência do Clima da ONU (COP27) neste momento.
“Muitos países avançados podem ter déficit maior por um ou dois anos. A dinâmica da dívida ainda está boa”, afirmou durante participação na 12ª edição do Bradesco BBI CEO Forum, em Nova York.