Segundo o CNM, em mais uma tarde de orientações sobre assuntos imprescindíveis à gestão municipal, técnicos e consultores da Confederação Nacional de Municípios (CNM) estiveram reunidos com prefeitos e vereadores de várias regiões do país que cumprem agenda em Brasília nesta quarta-feira, 9 de novembro. Os visitantes esclarecem dúvidas e recebem direcionamentos que devem pautar as próximas ações em suas respectivas cidades.
Mais uma vez, as reivindicações que podem ser pautadas na XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, dentre elas, encontrar alternativas para o custeio de pisos e a programação do maior evento municipalista do mundo em número de autoridades foram pontos lembrados pelos gestores nos atendimentos técnicos. Recentemente, o Conselho Político da CNM aprovou a realização da Marcha do próximo ano para os dias 27 a 30 de março.
Durante os atendimentos, colaboradores da CNM reforçaram a importância dos gestores levarem suas demandas na XXIV Marcha e intensificar forças para que outros pleitos encabeçados pela Confederação avancem. Os visitantes receberam orientações de como participar de mais uma edição do evento e fizeram suas considerações sobre as pautas.
“Eu gostei muito da Marcha deste ano. Teve um painel sobre a nova Lei de Licitações que me ajudou muito. Eu quero me programar para a próxima”, relatou o prefeito de Redenção da Serra (SP), Jucimar Silva”, ao também manifestar posicionamento no atendimento técnico com o pagamento do piso da enfermagem. “Essa questão é muito preocupante”, complementou.
Já o prefeito de Mundo Novo (MS), Valdomiro Sobrinho Brischiliari, ressaltou que o momento é de intensificar o fortalecimento do movimento municipalista e a Marcha será uma grande oportunidade de demonstração. “É importante ter essa orientação no campo técnico e quero agradecer e enaltecer a qualidade administrativa do conjunto que a CNM gera em prol dos Municípios. O Brasil só é forte com os Municípios fortes também e eu quero crer que de 27 a 30 de março do ano que vem o municipalismo esteja de volta aqui em Brasília para que possamos socorrer os nossos Municípios”, enfatizou o gestor ao anunciar presença na XXIV Marcha.
“A gente fica feliz com esse apoio da CNM que é fenomenal. Às vezes, os nossos assessores não têm algumas habilidades e o que acaba nos salvando é esse rumo que a CNM passa para a gente e a CNM tem esse acolhimento em vários setores da administração pública”, reforçou o prefeito de Martinópolis (SP), Marco Antonio de Freita, após receber atendimento técnico no lounge municipalista.
Interação com o Legislativo municipal
A CNM atua há anos para consolidar a harmonização entre o Legislativo e o Executivo municipal como forma de aperfeiçoar o atendimento à população de cada Município. Para isso, a entidade disponibiliza atendimento técnico em Brasília e promove eventos como forma de dar suporte a vereadores de todo o país nesse processo.
A edição da Marcha é um dos principais momentos dessa interação com os representantes do Legislativo municipal. Dentro da programação principal, eles têm a oportunidade de apresentar sugestões e receber direcionamentos no Fórum de Vereadores. No atendimento técnico desta quarta-feira, uma comitiva de mais de dez vereadores de Vitória do Jari (AP) que estiveram pela primeira vez na entidade conheceram as ações promovidas pela CNM.
“Eu achava que a CNM atendia somente os prefeitos. Fiquei surpreso com esse trabalho com os vereadores. Vamos voltar outras vezes e ter a CNM como parceira”, disse o presidente da Câmara do Município amapaense, Gerson Caldeira.