Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estarão auxiliando os recenseadores do IBGE no município de Ipiaú, onde os trabalhos do Censo 2022 estão sendo prejudicados por ausências de pessoas em seus domicílios e até recusas em responder perguntas que constam no questionário aplicado.
O bom resultado do Censo é muito importante para a implementação de políticas públicas que impulsionarão o desenvolvimento do município, pois servirá para tomadas de decisão por parte do governo sobre serviços básicos à população, tais como números de postos de saúde, escolas e empregos.
Na manhã dessa sexta-feira, 4, o representante do IBGE, Caetano Flores de Moura, responsável pela coleta de dados neste município, esteve reunido com 120 agentes de saúde para alinhar o trabalho de apoio a ser feito até a conclusão da coleta de dados nos setores que ainda faltam serem cobertos e, ou, naqueles onde a população deixou de responder às perguntas essenciais.
Os agentes comunitários de saúde foram convidados para essa missão pois são eles que estão no dia-a-dia das famílias, conhecendo seus componentes e procedimentos. Com essa aproximação ficará mais fácil convencer o cidadão a atender os recenseadores e evitar a sonegação de dados.
Mônica Souza, coordenadora sindical da categoria, adiantou que o ACS informará para os recenseadores o número exato dos membros de cada família, em quais horários eles estarão em domicilio e ao mesmo tempo explicar aos cidadãos que a veracidade das respostas em nada vai prejudica-los.
Ela cita que tem família que omite o fato de um dos seus membros ser portador de carteira de trabalho assinada, pelo simples receio de que com isso vem perder o auxílio econômico dado pelo Governo Federal. “Também vamos apoiar no sentido de orientar a população a receber bem o recenseador pois é através do trabalho deste que obteremos resultado satisfatório do censo em nosso município e através disto possibilitar tomadas de decisão por parte do governo sobre serviços básicos à população”, explicou a coordenadora sindical dos ACS.
Conforme o IBGE, dos 82 setores censitários traçados em Ipiaú para passarem pelo levantamento, 61 já estão concluídos, 19 em andamento e em apenas dois os trabalhos não foram iniciados. Atualmente apenas 14 recenseadores, dos 38 que iniciaram o trabalho, estão em atividade. A eles caberá a tarefa de revisão dos dados, revisitando, com auxílio dos agentes comunitários de saúde, os domicílios onde informações foram sonegadas.
O município se estende por 267,3 km² e tinha em 2010, 44.430 (quarenta e quatro mil, quatrocentos e trinta habitantes), uma variação de 1,85% em relação ao ano 2000 quando a população era de 43.621 (quarenta e três mil, seiscentos e vinte e um habitantes). Em 2021, a população estimada pelo IBGE era de 45.969 (quarenta e cinco mil, novecentos e sessenta e nove habitantes).