Uma junta médica será criada a pedido da Câmara dos Deputados para avaliar o estado de saúde do deputado federal David Miranda (PDT-RJ) que está internado desde agosto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro.
Miranda foi internado conforme o Pleno News após sentir dores abdominais, sendo diagnosticado com quadro de infecção gastrointestinal.
A decisão da Câmara, assinada pelo presidente Arthur Lira (PP-AL) tem como objetivo saber se o parlamentar “detém condições para exercer o mandato parlamentar, tendo em vista encontrar-se provisoriamente curatelado”.
Três médicos sem ligação com a Câmara devem fazer parte desta junta que irá avaliar se Miranda poderá retornar aos trabalhos ainda este ano.
O marido do deputado, o jornalista Glenn Greenwald, disse no final de outubro que ele estava se recuperando bem.
– Ele ainda não está melhor. Ainda está na UTI. Houve alguns sinais encorajadores na última semana, mas ainda é uma luta. É um processo de recuperação longo, excruciante e árduo, mas a única coisa que importa é que ele volte para casa no final.
Por causa do problema de saúde, David Miranda não concorreu à reeleição. Assim, seu mandato acaba no final de janeiro de 2023.