No projeto, o parlamentar defende como “oportuno” o reconhecimento da competência às questões sociais da ministra no governo de Jair Bolsonaro a ministra Damares Alves da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
O deputado estadual Samuel Jr. (PDT) propôs a entrega da Comenda 2 de Julho, maior honraria da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para ela.
Para justificar a entrega da honraria, concedida a personalidades que deram sua contribuição positiva para o estado, Samuel Jr. garante que aos 13 anos de idade, Damares começou a realizar ações de combate à fome e à sede de crianças no sertão baiano.
Antes de ser entregue, a comenda deverá ser analisada pelo plenário da AL-BA no retorno do recesso, marcado para o início de fevereiro. Damares foi alvo de polêmicas no início do mandato do presidente Jair Bolsonaro. Vídeos da ministra comentando o uso de cores determinadas para meninos e meninas no Brasil e uma pregação em que ela diz que Jesus subiu em um pé de goiaba viralizaram nas redes sociais.