Ex-secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência durante o governo Temer, o pesquisador de Harvard Hussein Kalout passou a ser cotado nos bastidores, como possível chanceler de Lula.
O principal entusiasta da nomeação de Kalout segundo o portal Metrópoles, é o advogado Cristiano Zanin, que atuou na defesa da campanha do presidente eleito e nos processos do petista na Operação Lava Jato.
Levado por Zanin, Kalout contribuiu com a campanha de Lula. Ele ajudou a organizar ao menos dois encontros de Lula com diplomatas no apartamento do advogado no bairro dos Jardins, em São Paulo.
Especialista na área de relações internacionais, Kalout se define como cientista político e professor. Ele é conselheiro consultivo internacional do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).
No governo Temer, além de secretário de Assuntos Estratégicos, Kalout integrou o Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e foi presidente da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento.