quinta-feira 21 de novembro de 2024
Geraldo Alckmin, Lula e Fernando Haddad - Foto: RICARDO STUCKERT
Home / NOTÍCIAS / ONGs pedem a Lula que COP30, em 2025, seja realizada no Brasil
quinta-feira 3 de novembro de 2022 às 16:16h

ONGs pedem a Lula que COP30, em 2025, seja realizada no Brasil

NOTÍCIAS, POLÍTICA


De acordo com o Folha de S. Paulo, ONG’s e movimentos sociais ligados ao clima e ao meio ambiente pediram ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para sinalizar já este ano a intenção do Brasil sediar a COP30, conferência da ONU para mudanças climáticas, marcada para 2025. Para elas, a ação mostrará ao mundo a disposição do país de retomar o protagonismo nessa área.

“Nossa expectativa (proposta) é de que o vosso governo, desde já, sinalize a disposição do Brasil de sediar a COP30, em 2025, como ato político do compromisso de nossa contribuição significativa aos esforços globais para o enfrentamento da crise climática”, afirmam.

O pedido do FBOMS (Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento), que reúne mais de 20 instituições, foi feito em uma carta direcionada a Lula e ao vice em sua chapa, Geraldo Alckmin (PSB). O documento já foi entregue ao coordenador técnico da transição, o ex-ministro Aloizio Mercadante.

Para o ambientalista Pedro Ivo, da Executiva da Rede Sustentabilidade, o documento mostra a importância de o Brasil fortalecer a agenda climática.

“O primeiro objetivo é declarar nossa alegria com a vitória e fazer algumas sugestões para a agenda ambiental, destacando a importância de fortalecer a agenda climática, sugerindo que o Brasil sedie uma das COPs, provavelmente a de 2025, e retomada de algumas agendas como a 2030, entre outras questões importantes”, diz.

Na carta, as entidades sugerem ainda que o futuro governo participe da COP15 da Convenção de Diversidade Biológica, que acontece em dezembro no Canadá e nas negociações para um tratado internacional sobre plásticos, também liderado pela ONU, que acontece entre 28 de novembro e 2 de dezembro em Punta Del Este, no Uruguai.

Reiterando a disposição das instituições para o diálogo e para a construção participativa da agenda ambiental, as instituições afirmam que os tópicos expostos “fazem parte de uma complexa, mas irrecusável agenda”, em todo de ideais de sustentabilidade e governança democrática do desenvolvimento humano.

Lula vai à COP27 junto à comitiva dos governadores da Amazônia. A confirmação da viagem foi feita nesta terça-feira (1º) por Gleisi Hoffmann, presidente do PT.

O presidente eleito foi convidado à viagem ao evento no Egito pelo governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB).

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!