Vencida a eleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sairá segundo Fábio Zanini, da coluna Painel, em busca de mais partidos para compor sua base no Congresso.
Os primeiros alvos serão PSD e União Brasil. “Será um governo aberto, inclusivo, do centro para a esquerda”, diz o senador eleito Wellington Dias (PT-PI).
A avaliação segundo é que o PSD de Gilberto Kassab será um dos primeiros a embarcar no projeto lulista. O otimismo com o União também é grande. Enquanto Lula discursava, o presidente da legenda, Luciano Bivar, divulgava vídeo parabenizando-o.
Apesar da derrota em São Paulo, Fernando Haddad sai cacifado da eleição para ocupar um alto cargo no governo Lula. A avaliação é de que ele conseguiu estancar a margem de vitória do bolsonarismo no estado, o que foi crucial numa eleição tão apertada.
Lula superou sua própria marca e é o presidente mais bem votado da história do Brasil em números absolutos. O petista atingiu mais de 60 milhões de votos até as 21h, quando 99,9% das urnas estavam apuradas.
O último recorde havia sido registrado em 2006, quando o petista venceu o então tucano Geraldo Alckmin, hoje seu vice pelo PSB, com 58,3 milhões de votos, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).