Um dos mais importantes portos da região norte do Brasil, o Super Terminais, localizado em Manaus (AM), comemora 25 anos com investimentos de R$ 260 milhões para ampliar sua capacidade e melhorar a logística de operação de cargas. São três principais frentes de atuação do investimento — o maior já feito pela empresa — que começou no ano passado e seguem até o ano que vem: compra de três novos guindastes elétricos, aumento da área de armazenagem e do píer, além de software de gestão. O projeto de expansão tem três principais objetivos: tornar-se o primeiro terminal 100% sustentável do País, retomar parte das movimentações contêineres que caíram nos últimos três anos, de 40% do total do Porto de Manaus para 12%, e aumentar a produtividade em 25% para incrementar o faturamento da companhia, hoje em torno de R$ 160 milhões. “Estamos preparando o Super Terminais para os próximos 25 anos”, disse o CEO, Marcello Di Gregório.
O pátio de armazenagem está sendo ampliado em 10 mil m² — atualmente são 115 mil m² alfandegados e vai passar para 125 mil m². Já o píer será estendido em 180 metros. A primeira vista, parecem obras de fácil execução. Mas só parecem. As intervenções do armazém são feitas em cima de tubos, pois não há aterramento do Rio Negro, onde funciona o porto. Em cima de estacas vão os palets e depois a laje é preenchida de cimento. O píer de 420 metros — passará a ser de 600 metros — também é flutuante, em uma espécie de módulos de balsas. Tudo para acompanhar o aumento do nível do rio, que pode chegar a 20 metros em determinadas épocas do ano. A estrutura é ancorada em correntes, que vão liberando anéis acordo com a variação do rio.
Quanto aos guindastes, hoje são cinco. Os três novos chegaram em setembro. São elétricos, de última geração, importados da Holanda e Alemanha. A economia de combustível será de 5,4 mil litros por ano. São os únicos equipamentos desse tipo no Brasil. Eles têm alcance de lança de 64 metros (os atuais tem 49 metros), capaz de atingir 19 rows (medida para a largura das embarcações, euivalente a 19 colunas de container). Atualmente, o Super Terminais tem estrutura para receber navios de 14 rows. Assim, o porto poderá receber embarcações maiores e atender a nova demanda. Quanto à característica das cargas, são principalmente motos e eletrônicos, como televisores e ar-condicionado.
A empresa trabalha atualmente com 40 movimentos por hora de embarques e desembarques de carga. A previsão com os novos equipamentos é chegar a 60 movimentos por hora. A montagem dos guindastes deve ser concluída em março de 2023, assim como as obras do armazém e do píer. “Vamos melhorar a operação como um todo”, afirmou Di Gregório.
Tecnologia
Para orquestrar melhor o embarque e desembarque de cargas e se adaptar à evolução da operação, o Super Terminais também investe em novo TOS — Terminal Operating System, um software de solução logística em tempo real que irá automatizar o planejamento e os principais processos operacionais. Vai aumentar a produtividade e a eficiência do porto, com integração junto a armadores, exportadores, importadores, tanto de longo curso quanto de cabotagem, transportadoras e autoridades. “Teremos algoritmo e análise de dados que vão organizar nossos processos e diminuir o tempo entrada e saída dos contêineres”, disse o CEO.