segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Liz Truss durante pronunciamento diante do número 10 da Downing Street (Foto: REUTERS TV)
Home / DESTAQUE / Liz Truss renuncia ao cargo de primeira-ministra britânica
quinta-feira 20 de outubro de 2022 às 09:39h

Liz Truss renuncia ao cargo de primeira-ministra britânica

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


A primeira-ministra britânica, Liz Truss, anunciou, nesta quinta-feira (20), a sua renúncia à posição de líder do Partido Conservador. O mandato da sucessora de Boris Johnson foi marcado pela crise econômica enfrentada pelo Reino Unido. Truss teve o mandato mais curto de um primeiro-ministro na história do país, exercendo o cargo por seis semanas.

Na última segunda-feira (17), a premiê pediu desculpa por “erros” em seu programa que fizeram com que a confiança dos investidores evaporasse e seus índices nas pesquisas despencassem.

Falando do lado de fora de seu escritório em Downing Street, Truss aceitou que não poderia cumprir as promessas que fez quando estava concorrendo à liderança conservadora, tendo perdido a fé de seu partido.

“Reconheço que, dada a situação, não posso entregar o mandato pelo qual fui eleita pelo Partido Conservador. Portanto, falei com Sua Majestade o Rei para notificá-lo de que estou renunciando ao cargo de líder do Partido Conservador”, disse.

“Esta manhã encontrei o presidente do Comitê de 1922, Sir Graham Brady. Concordamos que haverá uma eleição de liderança a ser concluída na próxima semana. Isso garantirá que permaneçamos no caminho para entregar nossos planos fiscais e manter a estabilidade econômica e a segurança nacional de nosso país”.

Biografia

Liz Truss estudou filosofia, política e economia no Merton College, Oxford. Além de secretária da Relações Exteriores, a candidata é ministra para Mulheres e Igualdades desde 10 de setembro de 2019.

Sua carreira política começou em 2010, quando entrou para o Parlamento Britânico. Em 2012, foi nomeada Subsecretária de Estado Parlamentar para Educação e Assistência Infantil. Entre 2014 e 2016, atuou como Secretária de Estado para Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais.

A conservadora foi ainda Lorde Chanceler, secretária de Estado da Justiça e secretária-chefe do Tesouro.

Veja também

Ataque em Magdeburg vira pauta eleitoral na Alemanha

Políticos alemães endureceram discurso anti-imigração após atentado. Para especialistas, tema será central na eleição geral …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!