A Malásia terá eleições legislativas antecipadas em 19 de novembro, anunciou o Comitê Eleitoral do país do sudeste asiático, que teve três governos em quatro anos.
A data foi anunciada pelo presidente do Comitê Eleitoral, Abdul Ghani Salleh.
As próximas eleições estavam previstas para setembro de 2023, mas o primeiro-ministro Ismail Sabri Yaakob era pressionado por seu partido, a Organização Nacional dos Malaios Unidos (UMNO), para convocar eleições e tentar reforçar sua frágil maioria.
Em 10 de outubro, o primeiro-ministro anunciou a dissolução do Parlamento, medida que abriu o caminho para as eleições antecipadas.
A Malásia vive um período de instabilidade política desde as eleições de 2018, que levaram ao poder o primeiro-ministro reformista Mahathir Mohamad, que derrotou a UMNO, que comandou o país por seis décadas.
Na ocasião, os eleitores puniram o então primeiro-ministro Najib Razak, envolvido em um escândalo de desvio de bilhões de dólares do fundo soberano 1MDB, caso pelo qual foi condenado e preso.
Mas o governo de Mahathir Mohamad perdeu a maioria 22 meses depois. Ele foi substituído por Muhyiddin Yassin e este, em agosto de 2021, foi sucedido por Ismail Sabri Yaakob.