O mês de outubro é de mobilização em toda a rede municipal de saúde, com ampliação das ações de combate e rastreio do câncer de mama em Vitória da Conquista, por meio da Campanha Outubro Rosa. A assistência ofertada pelo SUS vai desde a atenção primária, com serviços de prevenção e promoção à saúde, até os serviços especializados para auxílio diagnóstico e tratamento.
Ao longo do mês, as unidades de saúde estão realizando dias D com oferta de consultas médicas, agendamento de mamografias, exames preventivos ginecológicos, testes rápidos para detecção de ISTs e atividades educativas. Uma delas foi a Unidade Básica de Saúde Urbis V, que convocou, por meio dos agentes comunitários de saúde, as mulheres que moram na região para um dia de avaliação.
As unidades de saúde são portas de entrada para que as mulheres possam fazer a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. “Todas as etapas da vida da mulher está inserida no contexto da Atenção Básica. Então por meio dos nossos profissionais nas unidades de saúde, é feito o diagnóstico precoce, seja na consulta de rotina com o toque das mamas ou na mamografia, que é a nossa grande aliada. E quando é necessário, direcionamos esse cuidado para outros pontos da rede especializada para que essas mulheres recebam toda a assistência”, explicou a diretora de Atenção Básica do município, Camila Ribas.
Diagnóstico e tratamento
Na rede especializada do SUS, a mamografia de rastreamento é indicada para as mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos, sem fatores de risco ou sinais e sintomas. Em média, 27 mulheres de Vitória da Conquista e macrorregião sudoeste são mensalmente cadastradas nas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONs), para tratamento de câncer de mama, que é ofertado gratuitamente pelo SUS.
Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também está ampliando a oferta do exame de mamografia e ultrassonografia das mamas para auxílio diagnóstico pela Central de Regulação e Procedimentos Especializados (CRPEE) do município. A média mensal do serviço é de 820 agendamentos de mamografia, mas, neste mês de campanha, a quantidade de vagas aumentou em 48%, com a oferta de 1220 vagas, podendo ser ampliada a oferta conforme a necessidade.
De acordo com a coordenadora da CRPEE, Glêissia Amorim, o município tem atendido satisfatoriamente ao volume de solicitações para o exame de mamografia. “Não temos demanda reprimida, é um procedimento que a gente oferta durante todo o ano, então há um número de solicitações agendadas mensalmente, principalmente vindas das unidades de saúde da Atenção Básica. É uma demanda grande, mas que a nossa oferta consegue atender”, afirmou.