A ascensão do Twitter, Facebook e Google está “maltratando as nossas eleições, derrubando candidatos convencionais e matando afogados os partidos de centro”. A tese do britânico Martin Moore dá o tom ao livro ‘Democracia Hackeada: o poder das redes sociais como formadores de opinião’.
Ao contrário do que pensavam os idealizadores da internet, para o jornalista e professor do Departamento de Política Econômica da faculdade King’s College de Londres, as redes sociais não são ferramentas “democratizantes”. Ele ainda afirma que essa nova forma de se comunicar gera consequências negativas ao bem-estar social e altera o papel do cidadão.
Apesar de ter sido lançado em inglês em 2019, o livro foi publicado com tradução brasileira neste ano, quando o TSE recebeu mais de 21.000 denúncias de notícias falsas e, para muito, o Brasil passa pela eleição mais polarizada da história. Para Moore, as mídias sociais tem um grande peso nesse contexto, já que as ferramentas digitais utilizam a manipulação de ideias como principal método para atrair a atenção.
Título: Democracia hackeada
Subtítulo: como a tecnologia desestabiliza os governos mundiais
Autor: Martin Moore
Editora: Hábito
Edição: 1ª.ed. 2022
Páginas: 368
ISBN: 978-65-84795-10-5
Preço: R$ 59,90