terça-feira 14 de maio de 2024
Foto: Ascom/TCM-BA
Home / JUSTIÇA / Ex-prefeito de Pé de Serra é punido pelo TCM da Bahia
terça-feira 11 de outubro de 2022 às 13:33h

Ex-prefeito de Pé de Serra é punido pelo TCM da Bahia

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Na sessão desta terça-feira (11), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios acataram denúncia formulada contra o ex-prefeito de Pé de Serra, Antônio Joílson Carneiro Rios, em razão de irregularidades nos pagamentos realizados à servidora Deiziane de Feitas Rios – farmacêutica e cunhada do gestor –, ante a não comprovação do vínculo efetivo junto à prefeitura. O relator do processo, conselheiro Nelson Pellegrino, imputou ao ex-prefeito uma multa no valor de R$2 mil.

A denúncia foi formulada pelo cidadão Rildo Oliveira Rios, que alegou que a servidora Deiziane de Freitas Rios “não é concursada e nem nomeada em cargo no município de Pé de Serra”. Informou ainda que Deiziane é “sócia da empresa Irmãos Freitas Laboratórios de Análises Clínicas, que tem contrato com o município”.

Apesar de notificado, o ex-prefeito Antônio Joílson Carneiro Rios não apresentou defesa, não comprovando assim a regularidade na contratação da servidora. A relatoria, por esse motivo, consultou os dados constantes no Sistema SIGA, do TCM, e identificou pagamentos de vencimentos salariais à servidora Deiziane, que ocupou a função de servidor temporário, no cargo de farmacêutico, no período de junho de 2018 até março de 2019.

No entanto, o gestor não comprovou a instauração de processo seletivo simplificado para a contratação por tempo determinado, o que asseguraria a impessoalidade, moralidade, isonomia e legalidade do ato.

Os documentos apresentados também evidenciam que a Prefeitura de Pé de Serra contratou irregularmente a empresa cuja sócia-administradora ocupava, concomitantemente, cargo temporário de “Farmacêutica” na administração pública, o que é vedado pelo artigo 9º, inciso III, da Lei no 8.666/93.

O Ministério Público de Contas, através do procurador Guilherme Costa Macedo, se manifestou pela procedência da denúncia, com imputação de multa. Ainda cabe recurso da decisão.

Veja também

TCE da Bahia aborda novas regras para licitações e contratações públicas no estado

Servidores da administração pública estadual participaram, nesta última segunda-feira (13), do curso As Contratações Públicas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas