O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 55% dos votos válidos, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), 45%, segundo a pesquisa Ipec, encomendada pela TV Globo, e divulgada nesta segunda-feira, 10. Para os votos válidos, são desconsiderados brancos, nulos e as pessoas que dizem que não sabem. É desta forma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz a contagem oficial da eleição. Os números são os mesmos da pesquisa da semana passada.
Para a pesquisa, foram ouvidas 2.000 pessoas entre os dias 8 e 10 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A sondagem foi registrada no TSE com o número BR-02853/2022.
Votos válidos
- Lula (PT): 55% (mesmo número da pesquisa anterior)
- Bolsonaro (PL): 45% (mesmo número da pesquisa anterior)
Em uma pergunta estimulada, com os nomes apresentados em formato de lista aos entrevistados, Lula aparece com 51%, e Bolsonaro tem 42% As pessoas que não sabem são 2%, brancos e nulos somam 5%.
Estimulada
- Lula (PT): 51% (mesmo número da pesquisa anterior)
- Bolsonaro (PL): 42% (na pesquisa anterior era 43%)
- Branco e nulo: 5% (na pesquisa anterior era 4%)
- Não sabe: 2% (mesmo número da pesquisa anterior)
Quem ficou na frente no 1º turno?
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) disputarão o segundo turno da eleição presidencial. Com 100% das urnas apuradas, Lula ficou com 48,43% dos votos válidos, e Bolsonaro, 43,20%, na votação do primeiro turno, realizado no domingo, 2.
Para vencer em primeiro turno, um candidato precisaria de 50% dos votos válidos mais um, excluindo brancos e nulos.
- Simone Tebet (MDB) teve 4,16% dos votos válidos;
- Ciro Gomes (PDT) teve 3,04%;
- Votos nulos e brancos somam 4,20%.