sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: GOVBA
Home / DESTAQUE / Casos de “doença da vaca louca” são confirmados na Bahia, informa Secretaria de Saúde
segunda-feira 10 de outubro de 2022 às 11:41h

Casos de “doença da vaca louca” são confirmados na Bahia, informa Secretaria de Saúde

DESTAQUE, NOTÍCIAS, SAÚDE


A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que acompanha dois casos confirmados de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida popularmente como “doença da vaca louca”. De acordo com a pasta, ambos os casos foram registrados na capital baiana e os pacientes estão internados em unidades hospitalares de Salvador.

Considerada como rara, a doença acomete o cérebro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos adultos. Aos seres humanos ela pode ser transmitida através do consumo de carne contaminada e ocasionar em morte.

A “doença da vaca louca” tem como principal sintoma a rápida deterioração mental (em apenas poucos meses) e pode fazer com que algumas pessoas que estejam infectadas entrem em coma.

O Brasil é considerado como um território de risco insignificante para o agravo, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Nas últimas décadas alguns casos isolados, devidamente controlados e eliminados, foram identificados no país. A última epidemia foi vista nos anos 2000, na Grã-Bretanha e no Japão.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento acompanha o caso

Em relação à matéria, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que acompanha o caso. A Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) ocorre, na maioria dos casos, de forma esporádica e tem causa e fonte infecciosas desconhecidas.
Os casos mencionados na matéria não têm relação com consumo de carne bovina ou subprodutos contaminados com Encefalite Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da ‘Vaca Louca’.
Orientamos a entrar em contato também com a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador: (71) 3202-1007 .

Veja também

Corte de geração de energia pode escalar para nova crise no setor

Os cortes de geração de energia por questões operativas do Sistema Interligado Nacional (SIN) ameaçam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!