sábado 21 de dezembro de 2024
Membros da Real Academia Sueca de Ciências Tore Ellingsen, Hans Ellegren e John Hassler anunciam o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas de 2022, durante coletiva de imprensa na Real Academia Sueca de Ciências em Estocolmo, Suécia. Os vencedores são Ben S Bernanke (EUA), Douglas W. Diamond (EUA) e Philip H. Dybvig (EUA). — Foto: TT News Agency/Anders Wiklund via REUTERS
Home / ECONOMIA / Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig ganham Nobel de Economia 2022
segunda-feira 10 de outubro de 2022 às 08:20h

Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig ganham Nobel de Economia 2022

ECONOMIA, MUNDO, NOTÍCIAS


Os norte-americanos Ben S. Bernanke, Douglas W. Diamond e Philip H. Dybvig foram premiados nesta segunda-feira (10) com o prêmio Nobel de Economia 2022.

Os pesquisadores foram premiados pelos estudos sobre bancos e sua relação com as crises financeiras.

Ben S. Bernanke, de 68 anos, foi presidente do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA) de 2006 a 2014 e trabalha na The Brookings Institution, em Washington, EUA. Ele é especializado em bancos e crises financeiras.

Douglas W. Diamond, de 68 anos, é professor de finanças, crise financeira e liquidez da Universidade de Chicago, também nos EUA.

Philip H. Dybvig, de 67 anos, é professor de bancos e finanças na Universidade de Washington.

Eles desenvolveram modelos teóricos que explicam por que os bancos existem, como seu papel na sociedade os torna vulneráveis ​​a rumores sobre seu colapso iminente e como a sociedade pode diminuir essa vulnerabilidade.

“O trabalho pelo qual Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig estão sendo reconhecidos foi crucial para pesquisas subsequentes que melhoraram nossa compreensão sobre bancos, regulamentação bancária, crises bancárias e como as crises financeiras devem ser gerenciadas”, informou a Real Academia de Ciências da Suécia.

Além disso, o prêmio reconheceu os três economistas por terem melhorado significativamente a compreensão do papel dos bancos, particularmente durante crises financeiras, bem como sobre como regular os mercados financeiros e por que evitar colapsos de bancos é vital para a economia.

Os pesquisadores receberão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 900 mil), dividido igualmente pelos três.

Veja também

Juiz põe em liberdade filha de militar que levou ‘coroa de flores’ e imagem de ‘Moraes de diabo’ em frente à casa de Lula

A Justiça de São Paulo concedeu liberdade provisória segundo Rayssa Motta e Fausto Macedo, à pensionista …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!