O ex-presidente e candidato ao Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a jornalistas que não confirma se convidará Simone Tebet (MDB) para um ministério, se eleito presidente. “Eu não posso montar o governo sem ganhar as eleições. Querem que eu apresente o ministro da economia. Se eu apresentar um, vou perder dez. Se apresentar dez, vou perder cem”, afirmou o candidato, em Belo Horizonte.
Lula criticou os que cobram dele um programa de governo. “Você pede programa de governo para alguém que nunca governou”, disse.
O presidenciável afirmou que, em seus oito anos de mandato no Planalto, reduziu a dívida pública de 60,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 37,7%, pagou a dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI), reduziu a inflação de 12% ao ano para 4,5% ao ano, gerou 22 milhões de empregos.
O candidato faz campanha em Belo Horizonte neste domingo (9), após ter passado um dia antes em Campinas (SP). Lula chegou a Belo Horizonte por volta das 10h.
A concentração de público começou às 9h, na Praça da Liberdade. Após a coletiva, por volta do meio-dia, o candidato subiu em caminhão de som para percorrer a avenida Brasil até a Praça Tiradentes, na região centro-sul da cidade. O candidato viajará depois para São Paulo.
A campanha do PT pretende ampliar a diferença de votos entre Lula e Jair Bolsonaro (PL) em Minas Gerais no segundo turno, atraindo pelo menos metade dos quase 811 mil eleitores que votaram em Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno. Na eleição do dia 2, Lula ficou em primeiro lugar em Minas, com 48,3% dos votos, ante 43,6% de Bolsonaro – uma diferença de 563 mil votos.