sábado 5 de outubro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Gordura abdominal e fraqueza podem indicar declínio funcional, diz estudo
sábado 8 de outubro de 2022 às 12:57h

Gordura abdominal e fraqueza podem indicar declínio funcional, diz estudo

NOTÍCIAS, SAÚDE


Estudo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com a University College London, no Reino Unido, mostra que homens com obesidade abdominal e fraqueza muscular podem apresentar declínio funcional.

Na pesquisa, 3.875 idosos ingleses foram submetidos ao Short Physical Performance Battery (SPPB), uma bateria de testes que inclui a combinação de sentar e levantar da cadeira, equilíbrio em pé e caminhada por 2,4 metros. Os homens com obesidade abdominal e fraqueza muscular apresentaram maior comprometimento no desempenho físico ao longo do tempo de acompanhamento.

“O comprometimento no desempenho físico é o primeiro indicador de função prejudicada em idosos e é considerado uma fase de transição pré-clínica para incapacidade, ou seja, aparece antes das dificuldades em atividades cotidianas, como usar transporte, fazer compras, cuidar da casa e roupas, preparar refeições, tomar banho, se vestir, ir ao banheiro e se alimentar”, disse, em nota, Tiago da Silva Alexandre, professor do Departamento de Gerontologia da UFSCar.

Segundo Alexandre, o comprometimento no desempenho físico é considerado o sexto sinal vital na avaliação de idosos. Para ele, descobrir precocemente esses indicadores poderia evitar incapacidade em atividades da vida diária dos idosos.

No processo de envelhecimento, homens e mulheres apresentam perda de força muscular e acúmulo de gordura abdominal, porém a situação é pior entre os homens. “Homens perdem mais força muscular que as mulheres ao longo da vida e já apresentam uma tendência ao acúmulo de gordura abdominal antes do processo de envelhecimento. A gordura abdominal é mais metabolicamente ativa e gera uma inflamação crônica de baixo grau, levando a repercussões negativas sobre a função muscular. Isso explica as diferenças entre os sexos e a razão pela qual a obesidade abdominal dinapênica afeta mais o desempenho físico em homens”, esclarece a pesquisadora Roberta Máximo.

Os pesquisadores apontam a importância do diagnóstico precoce desses indicadores e da oferta do cuidado necessário para essa população. “O estudo sugere que a identificação e o manejo clínico do fenótipo da obesidade abdominal dinapênica com exercícios aeróbicos e resistidos são essenciais para evitar os primeiros sinais de declínio funcional em homens idosos”, avaliam Alexandre e Máximo.

A pesquisa foi publicada no The American Journal of Clinical Nutrition e pode ser acessada aqui.

Veja também

Rede Bahia terá mais de 15 horas de transmissão ao vivo neste domingo de eleições

Os baianos vão às urnas neste domingo (6) para eleger os prefeitos e vereadores dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!