A vantagem de Lula sobre Jair Bolsonaro na simulação de segundo turno caiu significativamente entre a pesquisa Datafolha do dia 1º de outubro, véspera do primeiro turno, e a divulgada pelo mesmo instituto nesta sexta. A diferença entre os dois caiu de 16 pontos para cinco em apenas seis dias.
Segundo o Datafolha desta sexta, Lula tem 49% das intenções de voto no segundo turno contra 44% de Bolsonaro. Na pesquisa do dia 1º, o placar era de 54% para o petista contra 38% para o candidato à reeleição.
A taxa de votos em branco ou nulos foi de 6% nas duas pesquisas, assim como o percentual de entrevistados que se disseram indecisos (2%). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Para o levantamento divulgado no último sábado, foram ouvidas 12.800 pessoas, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em 310 municípios de todas as regiões do país. Já na pesquisa realizada entre esta quarta e esta sexta, o instituto entrevistou 2.884 pessoas em 170 cidades brasileiras.
No primeiro turno, como ficou evidente na eleição de domingo, os institutos de pesquisa apresentaram cenários distantes do resultado colhido pelos candidatos nas urnas. Os levantamentos, portanto, servem para indicar a temperatura da corrida ao Planalto nesta fase da campanha, não como fotografia do que de fato ocorrerá no fim do mês.