De acordo com o O GLOBO, o segundo turno das eleições 2022 está marcado para o dia 30 de outubro. Nessa data, a população deve retornar às zonas eleitores para escolher entre os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Doze estados também terão a disputa para o cargo de governador.
O novo pleito ocorre quando nenhum dos candidatos à Presidência ou a governador teve mais de 50% dos votos válidos — votos brancos e nulos não são contabilizados no primeiro turno.
Confira os estados com segundo turno para governador:
- Alagoas
- Amazonas
- Bahia
- Espirito Santo
- Mato Grosso do Sul
- Paraíba
- Pernambuco
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
Votação no segundo turno:
O eleitor que não compareceu às urnas no primeiro turno, pode votar normalmente no segundo, desde que o título esteja regular. A justificativa pode ser feita pelo e-Título, pelo site do TSE e presencialmente. Quem não puder comparecer a zona eleitora em qualquer dos pleitos, tem até 60 dias após cada turno para justificar, ou seja, casa o eleitor não tenha comparecido ao primeiro turno, ele pode, ainda assim, votar.
Por ser obrigatório, quem não votar no primeiro ou segundo turno e não apresentar justificativa deverá pagar uma multa à Justiça Eleitoral. A multa tem o valor de R$3,51 e deverá ser paga por turno não comparecido.
No Brasil, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 anos e 70 anos, sendo facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os de 16 e 17 anos.